logo1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem Sacra Anjo do Altar Mor/ Paróquia São Pedro: em exposição no Museu Gustavo Teixeira/ São Pedro-SP.

Ocorrências:
A imagem acumulava sujeiras, gorduras, resíduos de cera e parafina, escorridos de verniz, entre outras manchas. Testes revelaram que a imagem foi totalmente repintada no passado, as cores apresentaram tonalidades diferentes da original.
O gesso estava lascado em muitos trechos, com variação na quantidade de perda material. As asas quebraram nas extremidades, alguns pedaços foram guardados. O braço direito estava quebrado na altura do pulso, a mão separada do conjunto e com perda material na área de encaixe. O braço esquerdo tinha uma trinca central e reconstrução deslocada e sem nivelamento dos dedos, do ombro à manga da vestimenta e manto houve grande perda material, também ao redor da área de encaixa da peça.
A área de encaixe das asas estava quebrada com perda material. A base em madeira estava apodrecida.
A corneta e cruz estavam sujas, manchadas e com a pintura descorada.

Tratamento:
A base foi retirada, descartada e nova confeccionada. A imagem foi higienizada, as gorduras, os resíduos e manchas removidos. Após a realização de testes foram removidos os repintes do manto, da base adornada, da face, mãos e pés da imagem, e das asas. Uma limpeza profunda foi aplicada à vestimenta, cabelos e base dos pés, pois conforme testado, o repinte aí aplicado tornou-se irreversível.
Danos no gesso foram revelados em alguns pontos onde o repinte foi removido, estes e outros trechos com perda material rasa, foram restaurados com pasta para preenchimento.
Foram fixados os pedaços das pontas das asas guardados, outros ausentes foram reconstruídos. Os trechos de sinistros foram reconstruídos e tudo nivelado conforme a necessidade.
A extremidade da asa direita foi preservada sem a ponta, devido à extensão da perda e para não gerar um falso restauro. As restaurações e reconstruções de sinistros receberam retoques e repinte respectivamente, seguindo as cores das áreas adjacentes. A corneta e cruz foram limpas e receberam douração envelhecida.A imagem foi fixada na nova base de madeira e para o acabamento foram pulverizados vernizes.

logo18
logo9
logo5
logo11
logo20
logo19
logo21
logo6

 

Leave a Reply