logo1

Imagem Sacra de Jesus Cristo Crucificado, parte que integra o conjunto do calvário.

Ocorrências:
A imagem apresentava acúmulo de sujeiras por estar a longo tempo armazenada, sem manutenção na limpeza. Esta foi lavada no passado e sofreu com a umidade do local de armazenamento, a pintura descorou e pequenos orifícios formaram-se pelo corpo devido à porosidade do material, em pontos onde o gesso desgastou mais profundamente houve descolamento da pintura (dobras da vestimenta por exemplo). Os pés e joelhos apresentavam desgaste também, devido ao contato manual ao longo dos anos e sem conservação adequada para proteção das áreas.
A cruz estava em bom estado, a madeira nobre não apresentava sinais de infestação por pragas, estava opaca por falta de polimento.

Tratamento:
A imagem foi higienizada.Os orifícios e pontos de desgaste do gesso foram restaurados com pasta para preenchimento. A pintura foi hidratada e protegida com solução adesiva. As restaurações receberam retoques seguindo as cores das áreas adjacentes. A vestimenta recebeu repinte devido à grande área com perda da pintura. A cruz foi limpa e polida e para o acabamento foram pulverizados vernizes.

logo2-300
logo8-400
logo13
logo10 logo3

 

 

 

 

Leave a Reply