tronco2

Imagem Sacra em madeira.

Ocorrências:
A imagem estava muito suja, com acúmulo de pós, sedimentos e dejetos de insetos, e residual adesivo escurecidos, foi reparada no passado, com retoques de pintura nas extremidades do corpo em cores diferentes da original (arroxeadas), e fixações provisórias e fora de nível. Perfurações rasas no alto da cabeça foram ocasionadas por tachinhas, para fixação da coroa de espinhos. A pintura descolava em pequenos e numerosos pontos e haviam formações de fissuras, também apresentava manchas esbranquiçadas por descoloração e manchas de mofo.

Tratamento:
Uma higienização total foi administrada, com limpeza química alternada por mecânica, para remoção das sujeiras gerais e do mofo (em seguida foi aplicado fungicida sobre estas áreas). Remoção dos repintes das extremidades.
As áreas de descolamento de tinta com profundidade e as perfurações foram preenchidas com pasta de restauração, as fixações provisórias foram niveladas e as fissuras foram adesivadas.
Nos pontos restaurados a pintura foi retocada, as manchas esbranquiçadas por descoloração da pintura receberam repinte, seguindo as cores adjacentes.
Uma hidratação com óleos minerais e cera foi aplicada nas articulações dos braços em couro.
Para acabamento foram pulverizado vernizes.

Esquife:
A esquife em madeira trabalhada havia sido pintada de preto em algum momento, a tinta descolou. Esta foi removida, a madeira em sua condição natural foi envernizada.

detalhefacetronco
verso600

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

One Response

Leave a Reply