total-antestotal-depois
Quadro do artista plástico carioca Sylvio Pinto, pintura a óleo sobre madeira, paisagem estilo marina, com selo no verso da “Casa Cavalier”.
Ocorrências:
A madeira estava empenada na área central, esta curva formou-se pois a pintura original foi sobreposta em outra placa de madeira – a forma como foi fixada, a qualidade dos materiais escolhidos, a idade da obra e oscilações de temperatura e umidade, são alguns dos fatores que podem ter colaborado para arquear o conjunto.
Formação de fissuras horizontais (inferior a 1,5mm de espessura).
A pintura desidratou, o verniz da tinta evaporou em alguns trechos, onde havia verniz este oxidou formando manchas amareladas. Presença de pequenos pontos de foxing.. Acúmulo de sujeiras como poeira e dejetos de insetos.
Na moldura a pintura descolou por todas as laterais, perdendo partes da textura e douração dos adornos.Tratamento:
Uma higienização foi aplicada com limpeza à seco para remoção da poeira e dejetos, os pontos de foxing foram retirados mecanicamente e os resíduos de verniz com limpeza química.
A madeira foi ajustada através de técnica de pressão.
A pintura foi adesivada para suspender o processo de fendilhados.
As fissuras foram preenchidas com pasta de restauração e a pintura recebeu retoque nestas áreas restauradas.
Para acabamento foram pulverizados vernizes.

Moldura e Passpatour:
A moldura foi higienizada e adesivada. As áreas descoladas e adornos perdidos foram reconstruídos, o repinte aplicado em pátina e com douração dos adornos. Para o acabamento vernizes.

limpezadetalhe.jpg
limpezahorizontal
cj-detalhecentro2
moldura2

 

 

 

 

Leave a Reply